Nova Opção de Armazenamento Archival – Microsoft Azure

Posted on setembro 5, 2017

0


A poucas semanas atrás, escrevi um blog post chamado = “Armazenamento de Cold Data [Archival] nas Provedoras de Cloud Computing – AWS, Azure e GCPaonde mostrava as diferentes estratégias para se trabalhar com tipos de dados Cold, Warm e Hot. A duas semanas atrás, especificamente no dia 23/08/2017 a Microsoft Azure realizou o lançamento de uma nova opção para bater de frente com a Amazon Glacier, o que chamamos de – Azure Archive Blob Storage.

Com essa opção agora teremos uma camada mais barata para armazenar dados históricos, arquivos não utilizados frequentemente, imagens e documentos. Como toda proposta de archival, o armazenamento será mais barato porém o retrieval (recuperação) dos dados terá um custo mais alto caso necessário. Caso necessite dos dados o mesmo poderá estar disponível somente após 15 horas, isso porque o Microsoft Azure precisa realizar a “rehydrated” do dados, isso é um status denominado para o Azure para mostrar em qual camada o dados está sendo levado ou do quente para o frio (rehydrate-pending-to-cool) ou do frio para o quente (rehydrate-pending-to-hot).

Image result for archive icon

Algumas opções para utilização do recurso

  1. Arquivos para Longa Duração e Dados Primários.
  2. Arquivos de Clientes ou Gravações de Áudio.
  3. Dados de Segurança – Gravação de Câmera, Dados Financeiros.

Acessando a Calculadora do Microsoft Azure conseguimos ter uma idéia de preço, atenção que as informações não estão atualizadas, essa oferta ainda não está em GA – General Availablility.

archival

Para o armazenamento de 100 TB o custo aproximado é de $185, porém tenha em mente que a recuperação dos dados pode ser de até 15 horas.

archival_2

 

Imaginando esse cenário, teríamos um billing aproximado de $940 por mês para o armazenamento de 100 TB com retrieval, é um bom preço para armazenar essa grande quantidade de dados.

Ponto de Atenção – Para possuir acesso o modo archival de armazenamento, o blob storage precisa estar configurado como LRS – Local Redundant Storage

28092A22_v3