Série – Container – Orquestração

Posted on agosto 17, 2017

1


Prosseguindo com nossa série de blog posts referentes a containers aonde entendemos desde o conceito de criação, propósito e do porque dessa nova tecnologia de virtualização até o que significa CaaSContainer como um Serviço que vem sido muito utilizado por empresas principalmente no ramo de Cloud Computing, agora iremos entender um pouco sobre a orquestração de containers e como isso pode nos beneficiar.

Orquestração

clip_image001

Basicamente, orquestração significa reduzir complexidade e diminuir demandas transformando elas em processos configuráveis e automáticos. Cada vez mais processos ágeis fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, sendo assim possuir ferramentas para remover complexidade e diminuir demandas são sempre bem vindas. Trazendo isso para containers é realmente facilitar a adoção, otimizar o processo de criação, gerenciamento e monitoramento e abstrair assim qualquer complexidade de usabilidade e adoção da ferramentas, iremos agora conhecer os principais orquestradores de containers do mercado.

Principais Orquestradores de Containers do Mercado

clip_image002

A orquestração de containers agiliza o processo de deploy, gerenciamento e escalabilidade, com clusters de máquinas físicas, retirando a preocupação de alta disponibilidade e aonde se encontra o container, essa camada é removida pelos programas de orquestração de containers.

Claro que, assim como qualquer processo de Infraestrutura, containers precisam de gerenciamento. Com a idéia de minimizar a complexidade para os desenvolvedores de softwares, a trazer um modo mais ágil, clean e menos complexo as principais orquestradoras de mercado de containers – Docker Swarm, Kubernetes e DC/OS oferecem os seguintes recursos.

Provisionamento = Agilidade e facilidade na hora de criação, com a facilidade de agendamento e baseado em sua geolocalização.

Configuração= É possível customizar e configurar containers com Puppet, Chef dentre outras linguagens de automação.

Monitoramento = Rastreabilidade e gerenciamento de recursos, identificação de problemas e health-checks para correções.

Kubernetes Vs. Docker Swarm Vs. DC/OS

clip_image002

Kubernetes – conhecido como K8s é uma aplicação que realiza o gerenciamento, escalabilidade, monitoramento e deployment de containers. Criado e originado pela Google é a mais consistente plataforma de operações em cluster de containers no mercado.

clip_image003

Docker SwarmÉ a ferramenta de orquestração da Docker para o gerenciamento, monitoramento, agendamento e criação de containers. Atualmente é a plataforma mais utilizada e mais conhecida de virtualização de containers.

clip_image005

DC/OSBaseado e construído a partir do projeto Apache Mesos, o DC/OS realiza o Gerenciamento de múltiplas máquinas virtuais de forma transparente e também realiza, provisiona, gerencia a criação e disponibilidade de containers.

Independentemente da plataforma de orquestração que você for usar, você estará indo para a direção correta, entretanto é importante entender que cada uma delas possuem seu ponto forte, Kubernetes é a mais aberta, extensiva porém com uma grande curva de aprendizado, em contrapartida Docker Swarm abstrai toda a complexidade porém pode ser restritivo caso você deseja adicionar customizações e por final, de deseja integrar suas soluções de Big Data em containers então o caminho certo é o DC/OS.