Série – Container – [CaaS] – Container-as-a-Services

Posted on agosto 4, 2017

1


Em resumo, aprendemos que container é um novo método de virtualização, que o mesmo possui diversos benefícios e a diferença entre Containers e Máquinas Virtuais no blog post – Container – Introdução, agora com o entendimento e conceito do que é um Container, iremos entrar em alguns outros conceitos sobre essa nova tecnologia.

CaaS – Container-as-a-Services

image

Como o próprio nome diz, Container como um serviço, bem a grande vantagem de transformar um produto ou tecnologia em um serviço é conseguir mudar a visão e proporcionar com que o cliente se preocupe com o que é mais importante para ele, o negócio.

Sabemos que um dos grandes hypes da tecnologia são produtos com um serviço, e as maiores provedores de Cloud Computing [Amazon AWS e Microsoft Azure] estão muito bem posicionadas em relação a isso.

Trazendo essa facilidade para o cliente, os provedores de Cloud podem garantir diversas vantagens e tornar esse serviço muito atrativo e interessante para o consumidor.

· Garantia de SLA

· Implementação de Segurança

· Gerenciamento e Backup das Informações

· Alta Disponibilidade e Disaster Recovery

· Custo Benefício

Sendo assim toda a parte de administração, gerenciamento, análise, patching, correções, parque tecnológico ficam por responsabilidade do provedor de Cloud facilitando no final a vida do cliente, claro que isso possui um custo, mas sendo bem sincero, na maioria das vezes esse preço vale muito para clientes que desejam evoluir suas soluções e se posicionar corretamente no mercado de TI.

Posicionamento das Provedoras de Cloud

image

A ascensão dessa nova tecnologia de virtualização vem cada dia mais trazendo agilidade ao processo de desenvolvimento de software e habilitando cada vez mais com que a empresa possa se beneficiar de uma cultura DevOps, equipes passam a ter maior capacidade de automatizar processos de deployment, melhorar a qualidade de codificação, diminuir o tempo para adicionar melhorias em serviços e produtos e principalmente, remover a responsabilidade do time de Infraestrutura para provisionar, gerenciar e manter máquinas virtuais.

image

Interessante analisar que de acordo com o Google Trends – https://trends.google.com/trends/ o tópico Docker vem sido muito mais procurado do que máquinas virtuais e de fato estamos falando de um novo tipo de virtualização que nos permite maior uso dos hosts físicos, rápido provisionamento, fácil instalação/configuração.

Com isso, o posicionamento das mais importantes empresas de Cloud Computing é oferecer o Container com um serviço [CaaS] para seus clientes.

· Microsoft Azure – [Container Instances] – https://azure.microsoft.com/en-us/services/container-instances/

· Amazon AWS – [EC2 Container Services] – https://aws.amazon.com/ecs/

· Google Cloud – [Container Engine] – https://cloud.google.com/container-engine/