Série – Melhores Práticas e Recomendações – Sistemas de Monitoramento para SQL Server em Máquinas Virtuais no Azure – Parte 5

Posted on julho 12, 2017

1


Como último artigo da série de melhores práticas e recomendações para SQL Server em Máquinas Virtuais no Azure, irei falar um pouco sobre as ferramentas disponíveis para configuração, gerenciamento e monitoramento não somente do SQL Server mas de qualquer máquina dentro da Cloud da Microsoft. Existem mais do que as ferramentas que serão citadas aqui, porém essas em questão são as mais recomendadas pelo mercado e por minha experiência no dia a dia.

Introdução

Em algum momento após a migração para a Cloud da Microsoft o gerenciamento e monitoramento dos recursos passará a ser uma necessidade e preocupação para o time de Infraestrutura, Aplicação e Banco de Dados. Normalmente nas soluções On-Premises possuímos diversas opções pagas a licenciadas para gerir a saúde do ambiente, porém uma grande dúvida agora aparece, quais ferramentas e recursos posso utilizar no ambiente de Cloud da Microsoft para o monitoramento dos meus recursos, incluindo banco de dados. segue aqui algumas ferramentas que podem ajudar sua vida nesse quesito.

icon-security-monitoring-inv Sistemas de Monitoramento para Máquinas Virtuais

   Azure Monitor 

Como sabemos, a Cloud vive em constante mudança e por isso é interessante se atentar nas mudanças que acontecem quase que diárias. Antigamente um dos serviços principais de monitoramento do Azure se chamava, alerts, porém com o avanço das ferramentas e das atualizações da Cloud esse serviço passou a ser um conjunto do que chamamos hoje de Azure Monitor. O Azure Monitor é a nova ferramenta de gerenciamento de performance, verificação de logs, diagnóstico de problemas e muito mais.

alert

(Figura 1 – Azure Monitor.)

alert2

(Figura 2 – Criação de um Alerta para Azure SQL DB.)

Como podemos ver, criei um alerta para um Azure SQL DB aonde a condição é de 90% de Utilização de DTU, caso o mesmo exceda irei receber um email sobre o mesmo. A facilidade de criação de um alerta é incrível, você pode criar usando o Add Metric Alert. Normalmente criamos esses alertas para os recursos mais importantes, pensando em SQL Server, podemos criar métricas baseadas nos contadores de performance, essa é uma das opções para ter um maior controle das instâncias de banco de dados no seu ambiente Azure.

alert3

(Figura 3 – Contadores de Performance para Criação de um Alerta no Azure Monitor.)

New Relic

O New Relic é uma empresa especializada em monitoramento de recursos e serviços e a mesma possui uma parceria com a Microsoft Azure o que faz com que, todas as assinaturas de Azure tenham o New Relic de graça, isso mesmo veja aqui – https://newrelic.com/partner/azure e https://blog.newrelic.com/2015/02/23/why-newrelic-for-microsoft-azure/ sendo assim você pode adicionar agentes nas máquinas que deseja monitor e o New Relic irá tomar conta do seu ambiente para você.

new_relic

(Figura 4 – Central de Gerenciamento do New Relic no Microsoft Azure.)

new_relic_3

(Figura 5 – Monitoramento de Servidores com o New Relic.)

Após a instalação do agente de captura dentro da máquina, você terá acesso a um DashBoard com todas as informações da máquina, CPU, Memória, Disco e recursos de utilização, além disso você poderá criar alertas baseados em threshold configuráveis.

alert5

(Figura 6 – Configuração de Política de Alerta no New Relic.)

OMS – Operations Management Suite

O Operations Management Suite é uma coleção de serviços designados para Cloud, com ele você pode gerenciar recursos, minimizar complexidade de deployment, integrar serviços e muito mais. Com o OMS você possui as principais funcionalidades:

1. Log Analytics

2. Automation

3. Backup

4. Site Recovery

 

Dentro do Log Analytics, o mesmo possui uma recurso muito forte chamado de Log Search. Com o Log Search você pode criar alertas e detectar problemas em seus recursos dentro da Cloud. A grande vantagem desse recurso é que o mesmo realiza a captura de logs assim como possibilita realizar consultas em cima desse log.

Log Analytics alerts

Com a força do Log Search você pode criar alertas baseados em condições – https://docs.microsoft.com/en-us/azure/log-analytics/log-analytics-alerts

Log Analytics alerts

Com isso, vimos 3 poderosas ferramentas para gerenciamento de seus recurso dentro da Cloud da Microsoft, fique atento para mais updates e artigos no blog.