Microsoft Azure IaaS – Aumento de Discos para 4 TB

Posted on julho 10, 2017

0


Nos últimos 2 anos de trabalho, tenho me envolvido muito com migrações e projetos para Cloud, e como sabemos, para banco de dados um dos pontos mais delicados é o Storage. O Storage sempre foi um grande ponto de atenção para SQL Server, um dos pontos positivos ao ir para o Microsoft Azure é a facilidade de provisionamento de discos, criação de RAID e configuração do SQL Server nas máquinas virtuais.

No dia 15/06/2017 foi anunciado o aumento de capacidade dos discos para máquinas virtuais no Azure, agora podemos ter discos de até 4.096 GB ou seja 4x mais de capacidade por máquina virtual. Agora é possível provisionar máquinas de até 256 TB em um modelo GS5. Essa expansão está disponível em todos os Data Centers do Microsoft Azure, veja a lista abaixo com maiores detalhes.

Dica para Performance no SQL Server: Sempre que estiver realizando a migração ou algum projeto de SQL Server para Máquinas Virtuais no Azure, use essas dicas da Série – Melhores Práticas do SQL Server no Azure e sempre crie discos em RAID 0 para melhor acesso do SQL Server, 4 discos de 256 GB iram se comportar melhor do que 1 disco de 1 TB devido a utilização do RAID 0, para realizar a configuração use o Storage Spaces.

clip_image002

clip_image004

Alguns artigos para ajuda no processo

Melhores Práticas do Storage Spaces – https://blogs.msdn.microsoft.com/igorpag/2014/06/10/best-practices-disaster-recovery-for-storage-spaces-and-pools-in-azure/

Discos no Microsoft Azure – https://azure.microsoft.com/en-us/blog/azure-introduces-new-disks-sizes-up-to-4tb/