Pass Summit 2016 – Novidades e Anúncios

Posted on outubro 27, 2016

0


 

Nessa semana estamos presenciando a maior conferência de dados do planeta, o Pass Summit desse ano vai muito mais além do que SQL Server, agora temos novas tecnologias com grande impacto, Microsoft Azure, R Services, IoT, Analytics dentre outros milhares de tópicos, cada ano se reinventar se torna um termo e uma habilidade que temos que procurar.

Tivemos alguns anúncios bem interresantes, como:

1 – Public Preview do Azure Analysis Services (Azure AS)

 

Mais um serviço indo para a camada de SaaS – (Software as a Service), porém como todos serviços vindo dessa modalidade, a facilidade de integração, escalabilidade e fácil gerenciamento se torna mais notável, a possibilidade de criar modelos semânticos (Semantic Model) e totalmente integrado com PowerBI e Excel. Outra ótima possibilidade é que as fontes de dados são abrangentes vindo da Cloud ou do On-Premises, SQL Server, Azure SQL DB, Azure SQL Dw, Oracle e Teradata e alguns mais. A grande sacada aqui é a facilidade de provisionamento e escalabilidade do produto que são os grandes pontos de destaque de qualquer oferta de SaaS.

2 – SQL Server 2016 Dw Fast Track

 

Para aqueles que pensavam que o Fast Track estava morto, agora muito mais escalável e com mais parceiros para uma solução de alta escalabilidade para On-Premises agora com até 145 TB de capacidade de dados ativos e tamanho podendo chegar a 1.2 PB de dados, algumas das outras grandes vantagens são:

Aceleração e Agilidade de Projetos de Data Warehouse

Redução de Custo de Hardware e Manutenção

Otimização do Ambiente OLAP

Aumento do ROI – (Retorno de Investimento)

Previsão de Performance

 

3 – Data Migration Assistant e Data Experimentation Assistant

Uma grande separação, o Data Migration Assistant – [https://blogs.msdn.microsoft.com/datamigration/2016/10/25/released-data-migration-assistant-dma-v2-0/]  com o intuito de detectar problemas de compatibilidade, performance e melhorias no ambiente. O DMA substitue o SQL Server Upgrade Advisor.

O Data Experimentation Assistant [https://blogs.msdn.microsoft.com/datamigration/2016/10/24/database-experimentation-assistant-v1-0-preview/] tem o propósito para Upgrades de SQL Server. Análise de consultas com problemas de compatibilidade começando pelo SQL Server 2005.

4 – Azure SQL Data Warehouse Expanded Free Trial

Realmente uma grande oferta, o serviço de PaaS de Warehouse da Microsoft – Azure SQL Dw, com a possibilidade de requisição de uma mês de graça principalmente para propósitos de POC, tenha em mente que é uma oferta limitada, portanto confira aqui – https://azure.microsoft.com/en-us/services/sql-data-warehouse/extended-trial/ 

5 – Cognitive Toolkit – CNTK

Outro anúncio importante é o Microsoft Cognitive Toolkit, free e open-source para aprendizado e treinamento de algoritmos de Deep Learning para aprender como a cabeça de um ser humano (human brain) funciona.

Essa são uns dos mais importantes anúncios, para ficar atualizado siga o blog do time de produto da Microsoft – https://blogs.microsoft.com/#sm.000024k70iryzdlzsqp1c8am5pcn7 

 

Posted in: SQL Server 2016