SQL Saturday #361 em Joinville

Posted on abril 27, 2015

3


Nesse final de semana, dia 25-04-2015 aconteceu o SQL Saturday #361 em Joinville. O evento foi realizado na faculdade Univille e pelas minhas contas havia mais de 200 pesssoas no evento. Dessa vez abri um pouco a mão de falar do In-Memory OLTP e falei sobre Técnicas de Troubleshooting no SQL Server.

 

Ultimamente na Pythian tenho tido muitas demandas referentes a bootlenecks interessantes e dessa vez quiz mostrar quais são algumas técnicas e linhas de solução de problema de performance no SQL Server. Além disso um dos maiores fatores para que eu elaborasse essa apresentação foi que na maioria dos eventos e conferências que estou existem várias dúvidas e questionamentos relacionados a performance troubleshooting, então nada melhor do que ter passado um tempo organizando uma palestra que no visto foi muito bem aceita para mostrar para o público pontos interessantes.

 

Cheguei em Joinville na sexta-feira dia 24-05-2015 em torno das 19:00 Hs e já parti para o Dinner. Como sempre digo um dos pontos fortes de estar na comunidade e envolvido nesses eventos é absolutamente o Networking. Foi muito bom reencontrar os amigos, rir bastante e falar um pouco de SQL Server é claro, principalmente eu que já estava a mais de uma mês sem palestrar.

 

Bem cedo no Sábado arrumei os últimos detalhes da apresentação e parti para o evento. Chegando lá, fui direto para minha sala e esperei o pessoal chegar. A parte mais engraçada foi que começcei a apresentação na hora exata e no momento havia exatamente 3 pessoas. Após o segundo slide da apresentação aconteceu isso……

 

IMG-20150426-WA0025

(Figura 1 – Sala Lotada!!!!!!, missão dada é missão cumprida, sempre!!!!!!)

 

A sala realmente ficou lotada. A apresentação estava estimada em 1:00 Hs porém esticamos mais 25 minutos e no final a mensagem que me preocupei em entregar havia sido passada. Faltando 10 minutos para o término, pude conectar em um ambiente real de produção e mostrar o funcionamento interno de certos tópicos e exemplos que havia demonstrado.  A parte mais sensacional foi quando vi todos na apresentação respondendo no mesmo tempo a pergunta com a resposta “DEPENDE” foi sensacional. Na semana anterior dessa apresentação, havia sido muito corrida, algumas coisas para entregar na Pythian e estava bem cansado, mas depois que vi que todos entederam o que é um Wait Stat e como eles podem utilizar disso para se beneficiarem, valeu qualquer cansaço que havia naquele momento, na verdade ele sumiu completamente.

 

Claro que depois da apresentação tive que pegar um autógrafo com o SQL Famous (Fabiano Amorim), o cara trabalha na Pythian comigo, porém em times diferentes mas as vezes é difícil falar com ele. Conversamos um pouquinho sobre Q.O, conversa de 10 minutos que foi muito proveitosa…

 

20150425_164642_HDR

(Figura 2 – Roubando o Crachá do SQL Famous e ficando famoso por alguns segundos….)

 

Após a apresentação nós (Apresentadores) ficamos conversando e falando de algumas coisas internas do SQL Server. Teve uma pessoa na qual não vou falar o nome que perdeu uma aposta e vai ter que cubrir o turno de alguém mais tudo bem.!!!!

Terminando o evento que foi um sucesso com uma grande infraestrutura e conteúdos de primeira, fomos para nosso merecido happy hour, aonde finalmente bebemos um pouco e aproveitamos para falar bater papo.

 

 20150425_193651

20150425_193708

(Figura 3 -  Eu bebendo ? Sim, somos todos humanos….)

 

Resumindo, A cidade é maravilhosa, pessoas super educadas  e prestativas, evento super organizado e local das apresentações com uma infra-estrutura incrível.

 

Evento  Nota 10 para mim sem sombra de dúvidas.

 

Parabéns para todos os envolvidos e espero ano que vem estar neste time seleto, será um prazer.

 

See you soon Joinville.