A Solução da Microsoft para o Big Data

Posted on agosto 22, 2012

0


O Evento Big Data

 

imagem

(Figura 1 – Quantidade de Informações diárias criadas e sendo armazenadas.)

Esse conceito vem tido grandes proporções e virando o foco em diversas conversas nestes últimos tempos. Esse novo fenômeno se baseia principalmente em cinco palavras = Velocidade, Volume, Variedade, Veracidade e Valor.

A expansão e crecimento absurda das informações faz com que o aumento de dados tornem proporções nunca vistas. Com isso o armazenamento de informações desnecessárias em muito das vezes são colocado dentro de diversos locais fazendo com que esse problema aumenta cada dia mais. O Data Warehouse tem como premissa realizar o armazenamento de bilhões de informações dentro do banco de dados. A pergunta que nos fazemos é se essa informação é realmente de extrema valia para a tomada de decisões atuais dentro de uma empresa.

O artigo da IBM sobre Big Data –  https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/ctaurion/entry/big_data_nova_fronteira_em_gerenciamento_de_dados?lang=en apresenta informações  complementares sobre esse momento

Porém nem tudo que lemos e pesquisamos é verdade, este artigo – http://mashable.com/2012/06/19/big-data-myths/ mostra os mitos sobre esse evento tão discutido atualmente.

 

A Solução da Microsoft

(Figura 2 – Tunel de informações.)

A Microsoft lida com o Big Data de uma forma sofisticada e robusta, veja neste artigo como solucionar problemas de dados não estruturados no banco de dados SQL Server 2012 – https://luanmorenodba.wordpress.com/2012/04/02/trabalhando-com-dados-no-estruturados-no-sql-server-2012/

Neste Whitepaper –  https://skydrive.live.com/#cid=6E894476A77CD2F2&id=6E894476A77CD2F2%21142 (Whitepaper – Solução de Big Data da Microsoft.pdf) você irá entender todas as maneiras de se trabalhar com o Big Data dentro do SQL Server 2012.

 

Links

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data

Posted in: SQL Server 2012