Database Recovery Advisor–SQL Server 2012 (Quick Post)

Posted on março 12, 2012

1


Esse recurso foi apresentado para aumentar a facilidade dos DBA’s na hora da realização de um restore do banco de dados. Usando o SSMS agora podemos ter um recurso visual chamado de “timeline”, ele nos permite visualizar os históricos do backups contendo alguns filtros de pesquisa e assim facilitando muito a interação na hora de um restore, assim temos:

 

image

 

image

 

Selecionando o botão “timeline”, o SSMS nos apresenta uma nova facilidade na hora de um restore do banco de dados selecionado.

image

 

Alêm da possbilidade de se visualizar os backups realizados por hora, conseguimos ver tambêm os feitos na semana, no dia e no periodo de 6 horas, alêm de conseguir especificar um horário que deseja,

 

image

 

Conseguimos ver cada tipo de backup, o interessante aqui é que ele nos permite visualizar o tail do log, assim temos uma real noção da periodicidade dos backups de log.

 

Junto com o recurso da “Timeline”, agora é possível realizar o restore de um página do banco de dados, aqui vemos que foi adicionado uma nova aba para esse restore.

 

image

 

image

 

Agora temos uma experiência rica no SSMS, nos possibilitando ainda a realizar um DBCC CheckDB para verificar se o banco de dados apresenta alguma página danificada, legal não? Então porque não usar!