Data Warehouse e BI – Parte I

Posted on setembro 3, 2010

1


Pessoal, boa noite!

Começarei hoje um passo-a-passo para a construção de um sistema de BI completo. Irei explicar desde alguns conceitos até a entrega de relatórios. Vamos para alguns conceitos e explicações sobre ele

 Data Warehouse

 

Data Warehouse é um sistema que recupera e consolidada dados periodicamente, de fontes de dados diversas, para serem colocados dentro de uma base dimensional ou normalizada. Os datas warehouses guardam históricos de informações para atividades de BI (Inteligência de Negócio) ou atividades de análise.

Segue um diagrama de Data Warehouse, iremos comentar sobre ele.

 

Vamos fazer algumas observações sobre o diagrama.

Source Systems: São as fontes de dados de onde todas as informações estão sendo retiradas, essas informações podem estar em diversos formatos e lugares, como: banco de dados, planilhas em excel, arquivos .txt, access, arquivos XML e  outros.

Data Profiler: É a analíse que será realizada para conheçer de onde se encontra os dados, realizar o perfil de cada sistema para poder ter um conhecimento detalhado de todo o negócio da empresa ou sistema que é gerido pela mesma.

ETL – DQ + ETL: São um dos processos  mais importantes em uma solução de Data Warehouse, o ETL (Extract Transform and Load) ou seja Extrair, Transformar e Carregar e o DQ (Data Quality) ou seja Qualidade dos dados, são processos de validação, correção, limpeza, consistência e análise dos dados,  toda a parte de consistência dos dados será gerida pelo ETL, ele que vai garantir a qualidade de todo o processo para a construção de uma solução de BI.

Stage – NDS e DDS: Consiste em parte do processo de ETL, para cada banco de dados como Stage ou NDS serão armazenado as informações que foram geradas pelo ETL, todo esse processo de ‘CAMADAS’ é de extrema importância para a consistência e viabilidade dos dados, cada um desses bancos serão explicados posteriormente.

MDB: É nosso último estágio, ou seja nosso cubo de informações, é  a transformação de um sistema OLTP (Online Transactional Processing) para um sistema OLAP (Online Analitycal Processing).

Em todo nosso processo de construção de um sistema de BI, irei sempre falar sobre esses termos. Pessoal todos nós sabemos que não é muito empolgante ficar lendo teoria, mas posso garatir que elas são de suma importância para a conclusão do sistema.

No próximo post estarei falando sobre mais alguns conceitos de Data Warehouse.

Até a próxima

Luan.Moreno

MCTS SQL Server 2005

Marcado: